Habitada originalmente pelos Índios Aimorés e Tupiniquins, a Ilha foi visitada por Martin Afonso de Souza, navegador português,  que desembarcou em 1531; o povoamento pelos brancos foi iniciado em torno de 1535 com a implantação das Capitanias Hereditárias pelo Rei D. João III tendo como objetivo findar os ataques indígenas às populações do continente.

Após ataques e saques da esquadra holandesa é iniciada a construção da Fortaleza de Morro de São Paulo em 1630 visto a sua posição estratégica para defender a “Entrada falsa da Baía de Todos os Santos” e o Canal de Tinharé.

A importância geográfica de Morro de São Paulo favoreceu a construção de outras obras importantes como a Fonte Grande, a Igreja N. Sra. da Luz, o Farol - parte do Patrimônio Histórico Nacional –.

Até a década de 1970 Morro de São Paulo era um tranquilo vilarejo de Pescadores que começou a ser visitado por famílias dos arredores seguidas então por jovens aventureiros e hippies das grandes cidades atraídos pelos encantos do lugar, a partir daí o tesouro foi sendo revelado e atualmente turistas do mundo inteiro se encantam com a beleza e magia deste lindo arquipélago.

História de Morro de São Paulo

2ª Praia, Morro de São Paulo, Bahia, Brasil.

Pousada da Torre © 2017 Todos os direitos reservados.
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
Redes sociais
Formas de Pagamento